Blog

Assessora X Cerimonial

Qual a diferença entre Assessora e Cerimonialista? 

Noivas, vale apena ler e compreender sobre a importância de um profissional de qualidade no seu evento!

Uma das primeiras dúvidas que as novas noivas costumam ter, é sobre a necessidade de contratar uma assessoria de casamento. Além disso, é normal que confundam o papel de uma assessora e de uma cerimonialista.
Por isso decidimos escrever esse artigo, para tentar esclarecer essas entre outras dúvidas. Vamos lá?

Antigamente, organizar uma festa de casamento era simples. A cerimônia era realizada em casa ou no único salão da cidade. Havia um ou dois buffets no máximo, uma decoradora, a costureira oficial da família… A mãe costumava decidir tudo pela noiva.

Com o passar dos anos, as coisas foram tomando uma proporção maior. Aumentou o número de convidados, com eles mais itens a serem contratados e muitos fornecedores! As próprias noivas foram tomando as rédeas das decisões e começaram a sonhar com um casamento “único”.
E os valores? Esses também mudaram, é claro! (risos).

Foi nesse contexto de maior complexidade que surgiu e ganhou fama a assessoria de casamento. Um profissional dedicado a alinhar o sonho com a realidade e, de quebra, exercer o papel de psicólogo da noiva (eu diria que se torna praticamente a melhor amiga da noiva). Um trabalho que pode parecer fácil à primeira vista, mas que requer muita dedicação, comprometimento e responsabilidade.

O mais importante dessa fase é a afinidade que é criada entre noiva e assessora (e isso faz uma diferença enorme no dia do casamento), pois com certeza, ninguém além dessa profissional conhecerá tão bem tudo o que você idealizou para o grande dia, todas as expectativas e sonhos. Enfim, não há surpresas, tudo é visto, sonhado e decidido em conjunto.

A assessoria envolve toda a organização e planejamento do evento, desde a sua concepção até a sua realização. Inclui a criação do conceito do evento e do seu estilo, a indicação de fornecedores, o planejamento financeiro, o levantamento de orçamentos adequados, a assistência em todas as escolhas e decisões do cliente, o checklist, o cronograma, a supervisão dos fornecedores no dia do evento, a coordenação no dia do evento para garantir que tudo corra conforme planejado, a recepção dos convidados e outros protocolos do evento. 

O serviço de cerimonial é, basicamente, constituído pelos protocolos, especialmente os que envolvem as cerimônias de casamento. Ou seja, inclui a colocação de boutonnière nas lapelas para o noivo e padrinhos, a colocação de corsage para as madrinhas, a organização e posicionamento do cortejo, bem como da entrada da noiva, da entrada das alianças e do cortejo de saída. 
Os protocolos das recepções de casamento (entrada dos noivos na recepção, brinde e corte do bolo, primeira dança, arremesso de buquê, entre outros) 

Então surgem as tão famosas dúvidas:

1) Você acha necessário contratar uma assessora de casamento?

Na opinião da Opus , uma boa assessoria não tem preço! Quer dizer, tem e pode até parecer alto em um primeiro instante, mas, ao fim, os noivos sempre reconhecem o valor, porque não há nada melhor do que chegar no grande dia com o sentimento de tranquilidade e apenas felicidade.
Não importa o tamanho do casamento, mas sim a qualidade que você deseja alcançar!

2) Quando contratar?

O ideal é contratar a assessoria desde o início, quando se define a data do casamento. 

3) Mas eu já estou fechando os fornecedores, preciso de uma assessoria completa?

Na verdade esse é a dúvida mais comum entre as noivas. Querem um cerimonial apenas para o dia do evento. Mesmo que você noiva, esteja fechando todos os seus fornecedores, precisamos de uma assessoria. Não podemos chegar no seu evento como se estivéssemos caindo de paraquedas. Nesse caso disponibilizamos uma coordenadora que te dará toda assessoria online e estará atenta aos detalhes junto aos serviços contratados. Essa coordenadora quem garantirá que os serviços sejam entregues como contratados.
Disponibilizamos também uma mestre de cerimonias, que se encarregará por toda organização, cronograma do seu evento.

Nos colocamos à disposição para maiores informações!
Leire Maque - Mestre de Cerimonias Opus Cerimonial
Ana Paula Gonçalves coordenadora Opus Cerimonial
www.opuscerimonial.com.br
8775-2285 / (31) 4103-8064 / (31) 9211-3338

Compartilhar no Facebook